Maria Helena terapias energéticas e sistêmicas

Notícias

UM OLHAR SISTÊMICO PARA O BUSCADOR “OVELHA NEGRA DA FAMÍLIA”

Muitas vezes numa família a ovelha negra é considerada a pessoa que contesta, a rebelde, a que não segue os padrões que vem de gerações. Isso nem sempre é assim, a ovelha negra também pode ser alguém da família que possui uma convivência harmoniosa com todos, é saudável, porém na sua sutilidade rompe com padrões, faz suas escolhas.

Rita Lee em sua música “Ovelha Negra” traduz esse olhar de quem não segue os padrões, é excluída. A falta de compreensão dos membros da família do vínculo profundo familiar de dor e sofrimento que essa pessoa suporta e carrega das exclusões que há no seu sistema e ninguém olha além da situação aparente vivida.

“Levava uma vida sossegada
Gostava de sombra e água fresca
Meu Deus quanto tempo eu passei
Sem saber
Foi quando meu pai me disse filha
Você é a ovelha negra da família
Agora é hora de você assumir
E sumir
Baby baby

Não adianta chamar
Quando alguém está perdido
Procurando se encontrar
Baby baby
Não vale a pena esperar, oh não
Tire isso da cabeça
Ponha o resto no lugar..”

A pessoa considerada ovelha negra faz muito pela família ela é forte: as vezes sofre, adoece, não se realiza profissionalmente, enfrenta problemas de relacionamentos, se torna viciada, desenvolve compulsão, doa-se muito e que inconscientemente está vinculada as dores de alguém seja da família materna ou paterna, e os ama profundamente. Não cabe a ninguém julgar, através do buscador ou buscadora a família tem a oportunidade de olhar para as mazelas vividas, mudar padrões de repetições, sair das normas convencionais, evoluir como sistema familiar. As ovelhas negras possibilitam mudanças nas famílias, há um renovar da força da ancestralidade, desejos reprimidos tem novo olhar, novas flores, raízes e um conduzir a vida num tempo diferente honrando e respeitando.

Então se você é, ou tem em sua família uma ovelha negra lembra-te que ela representa terra fértil, é acender o coração dos ancestrais. No entanto, quem traria novas flores para a nossa árvore se não fossem por elas? Quem criaria novos ramos? Cuida da tua “raridade” como a flor mais preciosa da tua árvore.

Bert Hellinger, idealizador das constelações, escreve sobre o buscador:

As chamadas “ovelhas negras” da família são, na verdade, caçadores natos de caminhos de libertação para a árvore genealógica.

Os membros de uma árvore que não se adaptam às normas ou tradições do sistema familiar, aqueles que desde pequenos procuravam constantemente revolucionar as crenças, indo em contravia dos caminhos marcados pelas tradições familiares, aqueles criticados, julgados e mesmo rejeitados, esses, geralmente são os chamados a libertar a árvore de histórias repetitivas que frustram gerações inteiras.

As “ovelhas negras” as que não se adaptam, as que gritam rebeldia, cumprem um papel básico dentro de cada sistema familiar, elas reparam, apanham e criam o novo e desabrocham ramos na árvore genealógica. Graças a estes membros, as nossas árvores renovam as suas raízes.

Sua rebeldia é terra fértil, sua loucura é água que nutre, sua teimosia é novo ar, sua paixão é fogo que volta a acender o coração dos ancestrais.

Incontáveis desejos reprimidos, sonhos não realizados, talentos frustrados de nossos ancestrais se manifestam na rebeldia dessas ovelhas negras procurando realizar-se.

A árvore genealógica, por inércia, quererá continuar a manter o curso castrador e tóxico do seu tronco, o que faz a tarefa das nossas ovelhas um trabalho difícil e conflituoso.

No entanto, quem traria novas flores para a nossa árvore se não fossem por elas?

Quem criaria novos ramos?

Sem elas, os sonhos não realizados daqueles que sustentam a árvore gerações atrás, morreriam enterrados sob as suas próprias raízes.

Que ninguém te faça duvidar. Cuida da tua “raridade” como a flor mais preciosa da tua árvore.

Tu és o sonho de todos os teus antepassados.

Maria Helena Vincenzi – Pedagoga, mestre em Educação, Arteterapeuta, Consteladora Sistêmica Familiar, Mestre Reiki, Terapeuta Holística.


Comentários


(49) 98811-5556
contatomariahelenaterapias.com.br

Rua Oiapoc, 1832 - Centro
São Miguel do Oeste (sc)
89900-000

© Maria Helena terapias energéticas e sistêmicas. Todos os direitos reservados