“...os filhos devem tomar a vida dos pais como eles dão. Os pais não podem acrescentar nada, nem tirar nada dessa vida. Os filhos também não podem acrescentar nada e nem excluir nada dela. Devem tomar a vida assim como os pais a deram. (Bert Hellinger -2007)
Se olharmos para nossa vida, nosso primeiro êxito foi o nascimento. Neste momento mostramos nossa força que irá atuar durante toda a nossa vida. Ao recebermos a vida através de nossos pais recebemos tudo do que possuem.
Tomar a vida tem conotação profunda, é assumir como ela é, e que veio através dos pais, sem acréscimos ou exclusão. O ato de tomar é humilde, entende-se aceitar os limites, a história dessa família. Assim se tomarmos completamente nossos pais teremos êxito na vida. Tomar a força dos pais é aceitá-los, honrá-los, na sua totalidade, pela vida que nos deram e por tudo o que custou a eles.
A dádiva dos pais não é apenas nos dar a vida, envolve cuidar, proteger, nutrição, dar um lar e educar. Isso tudo já é o bastante. O restante cada um deve fazer, seguir seu próprio caminho. E, quando os filhos conseguem ser grato a tudo o que receberam de seus pais a vida flui, tornam-se plenos. Ao contrário quando os filhos exigem além do que os pais podem dar, estes se sentem menores e enfraquecidos.
Maria Helena Vincenzi – Pedagoga, mestre em Educação, Arteterapeuta, Consteladora Sistêmica Familiar, Mestre Reiki, Terapeuta Holística.
Rua Oiapoc, 1832 - Centro
São Miguel do Oeste (sc)
89900-000