Eu me alegro com a vida recebida. Belo mantra. Honrar o seu pai e a sua mãe é liberar eles de julgamentos, críticas. Honrar seus pais é respeitá-los como são. Até porque se estamos aqui e agora, foi através deles que permitiram nosso nascimento. Temos três ordens que atuam em nossa vida:
PERTENCIMENTO, essa é a primeira ordem do amor. Todos têm o direito de pertencer. Nascemos numa família e isso gera vínculo que nos liga a todos os membros, e fazemos tudo para pertencer.
ORDEM, segunda lei, quem chegou primeiro no sistema é grande merece ser olhado com muito respeito. Quem veio depois é pequeno. Ficamos mais fortes se honramos quem veio antes. É saber qual é nosso lugar.
EQUILÍBRIO, terceira lei, refere-se às trocas equilibradas. Eu recebo, eu faço algo bom com tudo aquilo que recebi dos meus pais.
Aceitar nossos pais significa aceitar tudo exatamente como foi incluindo as cobranças, as alegrias, as tristezas. Os pais não nos dão somente a vida, nos dão um lar, todos os cuidados para crescermos.
Honrar nossos pais trata-se de amar reconhecendo as dores não curadas, permitindo que nossos pais resolvam o que foi difícil ou equivocado em sua jornada. Na dança da vida queremos todos viver felizes e prósperos. Agora se querermos ser melhores ou diferentes, fazemos o movimento da exclusão ou nos sentimos maiores do que eles, e o preço poderá ser doenças, depressão, problemas de relacionamentos, dificuldades financeiras, desrespeitar a hierarquia ou autoridade no trabalho, desarmonia com os filhos.
Para as constelações familiares a forma como nos relacionamos com nossos pais reflete nossas ações na vida, nossa maneira de olhar o mundo. Pai e Mãe são homem e mulher, isso requer um olhar além da função pai e mãe, é continuidade de vida. Um olhar respeitoso, maduro ante os pais, deixando de lado as expectativas, a vida flui por meio deles. Herdamos o eixo da vida.
Ser pai e mãe é um ato de grandeza, desde a concepção nos passam informações das suas raízes da história familiar, das quais eles possuem recursos suficientes para educar, amar e criar seus filhos, fazendo o seu melhor.
E a nós filhos? Entender a nossa origem, compreender, desenrolar as questões que nos travam ou nos são difíceis para darmos um salto evolutivo na vida, com toda força de nossos pais e de nossa ancestralidade, pois a energia bloqueada gera doença e desequilíbrios.
Maria Helena Vincenzi – Pedagoga, mestre em Educação, Arteterapeuta, Consteladora Sistêmica Familiar, Mestre Reiki, Terapeuta Holística. CRTH-BR 8017 ABRATH
Rua Oiapoc, 1832 - Centro
São Miguel do Oeste (sc)
89900-000