Maria Helena terapias energéticas e sistêmicas

Notícias

EXCLUSÃO OU INCLUSÃO NO SISTEMA FAMILIAR?

Inclusão e exclusão são dinâmicas que acontecem desde os primórdios da humanidade. Convivemos com isso. Esse agir tem consequências? Há consequências sim. Pertencemos a um determinado grupo ou a uma família, porém, quando um membro não concorda com as regras, ou se adapta ou é excluído, ou seja, no contexto não pertence, assim ocorre à exclusão. Aqui, entende-se por exclusão a pessoa da qual é vista como não digna de fazer parte do sistema. Sempre que alguém é deixado de lado, gera graves sofrimentos no sistema.

Para a Constelação Familiar todos pertencem, e, no sistema ao qual pertencemos somos inclusivos. Sabemos que para incluir requer um esforço muito grande, a que se esclarecer que é um esforço gratificante honrar a todos, é acolher nossa sombra. Hellinger defende de que devemos “integrar o que se rejeita”, o contrário, membros do sistema sofrerão as consequências por amor e lealdade aos excluídos. Acolher está se fazendo um movimento interno de cura, é olhar para a nossa história, para nossa vida respeitando toda a força que vem dos antepassados.

Bert Hellinger sobre excluir e integrar segue o texto:

“Tudo aquilo de que me lamento ou queixo, quero excluir. Tudo aquilo a que aponto um dedo acusador, quero excluir. A toda a pessoa que desperte a minha dor, estou a excluí-la. Cada situação em que me sinta culpado, estou a excluí-la. E desta forma vou ficando cada vez mais empobrecido. O caminho inverso seria: a tudo de que me queixo, fito e digo: sim ,assim aconteceu e integro-o em mim, com todo o desafio que para mim isso representa. E afirmo: irei fazer algo com o que me aconteceu. Seja o que for que me tenha acontecido, tomo-o como uma fonte de força. É surpreendente o efeito que se pode observar neste âmbito. Quando integro aquilo que antes tinha rejeitado, ou quando integro aquilo que é doloroso para mim, ou que produz sentimentos de culpa, ou o que quer que me leve a sentir que estou a ser tratado de forma injusta, o que quer que seja... quanto tento incorporar tudo isso, nem tudo cabe em mim. Algo fica do lado de fora. Ao consentir plenamente, somente a força é internalizada. Tudo o resto fica de fora sem me contaminar. Ao invés, desinfecta, purifica-me. A escória fica de fora, as brasas penetram no coração".


Comentários


(49) 98811-5556
contatomariahelenaterapias.com.br

Rua Oiapoc, 1832 - Centro
São Miguel do Oeste (sc)
89900-000

© Maria Helena terapias energéticas e sistêmicas. Todos os direitos reservados