Os chacras são formados de bioenergia, sendo assim, nossos estados de consciência são considerados pelo estado energético dos nossos chacras.
A energia dos chacras move-se como espiral. Cada um deles troca energia com o Campo da Energia Universal. Assim, justifica-se a importância de manter os chacras alinhados, abertos, pois a energia fluindo livremente, mais saudáveis estaremos. Ao contrário, a falta da energia fluir desencadeia doença. Os chacras harmonizados mantém o equilíbrio da energia entre as polaridades Yin (úmido e frio, feminino) e Yang (seco e quente, masculino).
E possível equilibrar a energia dos chacras através da Radiestesia, de sessões de Reiki e Cromopuntura Aura Soma, através dos cristais, e, entre outras terapias alternativas.
Como identificar o chacra aberto (equilibrado) ou fechado (desequilibrado)? Quando abertos giram no sentido dos ponteiros do relógio, metabolizam a energia universal, ou seja, a energia entra no corpo. E, quando fechados giram no sentido anti-horário, ocorre a perda de energia de energia interferindo no metabolismo. Em se tratando de energia, um chacra estando bloqueado pode afetar o funcionamento do acima ou abaixo, eles não estão isolados um do outro, todos mantém uma ligação energética reciproca. Por isso a importância de curar o chacra em desequilíbrio, para ele possa gerar a energia amorosa e a comunicação, a saúde total.
Judith (2010: 48) esclarece que os “chacras correspondem a vários tipos de atividade. O trabalho é atividade do primeiro chacra, porque está relacionado à sobrevivência. A música, relacionada ao som e a comunicação, corresponde ao quinto chacra. O sonho como uma visão, é uma atividade do sexto chacra”.
A autora ainda destaca a dimensão tempo, os chacras descrevem estágios em ciclos de vida pessoais e culturais. Na evolução, eles são paradigmas de consciência que prevalecem no mundo, em dado momento. Na mente, são padrões de consciência – sistemas de crenças por cujo intermédio experimentamos e criamos o mundo pessoal. Os programas do chacras inferiores contêm informação sobre o corpo em termos de sobrevivência, sexualidade e ação. Os chacras superiores nos trazem estados mais universais de consciência e trabalham com nossos sistemas de crenças mais arraigados sobre espiritualidade e sentido. (Judith, 2010:49)
Bremann (2006) observa que para a saúde equilibrada os chacras da “razão, da vontade e da emoção” estejam equilibrados e abertos. A área cabeça e garganta, governam a razão. Os chacras da frente do corpo governam as emoções. E, nas costas governam a vontade.
Funções dos chacras
O primeiro chacra está situado na base da coluna, relaciona-se a quantidade de energia física com a vontade de viver na realidade física. Seu elemento é terra e está ligado a sobrevivência, o sentir-se seguro e autoconsciência. A percepção do Eu como parte da vida na Terra. Sua energia move-se em direção ao chacra da coroa. Cor vermelha.
O segundo chacra está relacionado às emoções e à sexualidade. Associado também a qualidade de amor, concessão e recebimento do prazer físico, mental e espiritual, seu elemento é água. Sua energia move-se me direção a garganta, a criatividade e sua expressão passam da personalidade para o ser total e espiritual. Cor laranja.
O terceiro chacra está associado ao controle, a liberdade ou a expressão de si próprio, sabedoria espiritual. Quem é você dentro do Universo. Sua energia move-se em direção ao chacra cardíaco promovendo desejos do eu inferior em desejos incondicionais do eu superior, tem como elemento o fogo. Está vinculado a vida emocional do indivíduo, a natureza dos cordões que você constrói na sua primeira família, será repetida nas relações seguintes, que você construir. Cor amarela.
O quarto chacra flui a energia do nexo com toda a vida, é centro cujo intermédio amamos, chave para acender ao amor ou o relacionamento. Quanto mais equilibrado maior nossa capacidade de amar, a pessoa pode ver a beleza e a luz interiores em cada ser humano, abertura para a vida. Desenvolver o sentido de amar sem nada esperar de volta. Está ligado ao elemento ar, cor verde ou rosa.
O quinto chacra localizado na garganta, está associado a comunicação. Sentido do eu, dentro da sociedade e da nossa profissão. Expressar-se com alegria, criatividade. Este chacra recebe e expressa a vontade da alma, centro da mudança e transformação. Seu elemento o som, cor azul.
O sexto chacra localizado no centro da testa, está relacionado a capacidade de visualizar e compreender conceitos mentais, equilíbrio, sabedoria, a espiritualidade, a imaginação, age como força na integração da energia de todos os chacras e foco nos pensamentos. Seu elemento luz, cor azul anil.
O sétimo chacra localizado no topo da cabeça, ligado a consciência de si, a conexão da pessoa com sua espiritualidade e a integração de todo o seu ser, físico, emocional, mental e espiritual. Seu elemento é pensamento, cor violeta.
Literatura consultada
BRENNAN, Barbara Ann – Mãos de Luz –Ed. Pensamento
JUDITH, Anodea, Rodas da vida. Editora Nova Era
PAGE, Christine R. Anatomia da Cura, Ed. Ground
Maria Helena Vincenzi – Pedagoga, mestre em Educação, Arteterapeuta, Consteladora Sistêmica Familiar, Mestre Reiki, Terapeuta Holística.
Rua Oiapoc, 1832 - Centro
São Miguel do Oeste (sc)
89900-000