A vida é uma dádiva. Poder acordar todos os dias e através dos nossos órgãos de sentidos perceber o mundo que nos cerca, “não tem preço”.
Ah, sobre o ser humano, Leloup escreve: “O homem é o seu próprio livro de estudos. Basta ir virando as páginas, até encontrar o autor.”.
Então, nos perguntamos: “_ eu autor?” _ Sim. É a nossa essência, nossa sabedoria interior que nos leva a ligação com o todo. Nossas vibrações energéticas, nossos pensamentos, emoções e ações. Isso gera autoconsciência, nos aceitarmos que estamos sempre a caminho. E, por mais que os desafios pareçam traumáticos, sempre nos proporcionam um aprendizado, repetimos ou mudamos o foco. Podemos ilustrar o pensar com a autora Christine Page: “... para alma trabalhar ela precisa de três tipos de “roupa”: as emoções, a mente lógica e o corpo físico”.
Afinal somos únicos, e estamos aqui também para fazer algo único. A vida é um fluxo de energia. Somos livres para fazermos as escolhas. Posso afirmar que tudo fica mais leve quando rompemos com nossos paradigmas, damos uma folga as nossas resistências.
Ouvimos constantemente que a vida contém sofrimentos. _ Você parou para pensar que temos um clã, uma história pessoal que nos leva a confrontar com o nosso interior e o exterior? Mas, se olharmos com a alma, nossa vida está repleta de sucessos. O maior deles: _ nosso nascimento.
Contudo se o sentimento de impotência lhe invadir, pare, ouça as mensagens do seu corpo. Escute-o com carinho. A vida nos ensina. Quanto mais entendermos essa linguagem, quanto maior for nossa consciência do trilhar o caminho, mais plenos seremos. O viver, o tomar as rédeas de nossas vidas, também requer que confiamos na sabedoria das incertezas. À medida que o ser humano percorre o seu caminho vai à busca do que o realize plenamente, embora nem sempre seja o seu script ou o caminho pré-determinado.
Por mais intrigante que seja nossa trajetória é perceber-se enquanto ser evolutivo e de autoconhecimento.
Gratidão!!!
Maria Helena Vincenzi – Pedagoga, mestre em Educação, Arteterapeuta, Consteladora Sistêmica Familiar, Mestre Reiki, Terapeuta Holística.
Literatura consultada:
LELOUP, Jean Yves. O corpo e seus símbolos: uma antropologia essencial. Organização Lise Mary Alves de ima. 22ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Page, Christine R. Anatomia da cura: o significado da doença física, mental e espiritual. Tradução: Dinah Abreu Azevedo. São Paulo: Ground, 2001.
REYO, Zulma. Alquimia Interior; tradução Silvia Branco Sarzana. 15 ed. _ São Paulo, Ground, 2008.
Rua Oiapoc, 1832 - Centro
São Miguel do Oeste (sc)
89900-000