AS LEIS SISTÊMICAS: HIERARQUIA, O PERTENCIMENTO, DAR E RECEBER
As Leis Sistêmicas exercem papel fundamental no sistema familiar, promovendo o equilíbrio, dissolvendo bloqueios que possam estar obstruindo a energia pessoal de seus membros.
HIERARQUIA
A Hierarquia dentro do sistema diz respeito a quem chegou primeiro no sistema familiar tem preferência.
Assim os que chegaram primeiro, os mais velhos merecem ser olhados com respeito e cuidado. É através deles que a família pode se manter e veio se mantendo.
Sempre ou no momento que essa lei for desrespeitada irá gerar o enfraquecimento do sistema. É como se a família tivesse alma própria, e, se alguém é arduamente desrespeitado, todo o sistema sofre.
Cabe ressaltar a importância de aceitarmos nossos pais como eles são. Na ordem vieram primeiro, merecem ser honrados e respeitados, ao contrário, ocorre o desequilíbrio, perde-se força.
PERTENCIMENTO
Nossa alma coletiva da importância fundamental a sua completude. Todos nós pertencemos ao nosso grupo familiar, o todo tem prioridade sobre as partes. Quando alguém é excluído dessa comunidade, a ordem se transforma em desordem.
Muitas vezes a exclusão ocorre porque um indivíduo desse grupo não satisfaz as exigências estabelecidas. Nesse sentido, vai contra a ordem do direito igual de pertencimento para todos.
A ordem espiritual superior concede a todos os que pertencem o mesmo direito de pertencimento, não tolera exclusões. Se isso ocorrer algum membro da família mesmo não tendo consciência disso se exclui e apresenta os mesmos comportamentos do excluído para representa-lo. O excluído perde o equilíbrio da vida.
Pertencer a nossa família é nossa necessidade básica.
DAR E RECEBER
A Lei do dar e receber ou equilíbrio e troca, estabelece as relações de troca. É o equilíbrio entre o dar e receber. Para que os relacionamentos sejam duradouros é fundamental o equilíbrio de dar e receber, nem mais, nem menos.
Bert Hellinger diz: “O que dá e o que recebe conhecem a paz se o dar e receber forem equivalentes. O equilíbrio entre o crédito e o débito é fundamental em todos os relacionamentos”.
Quando todo um sistema aplica essas ordens sessa o desequilíbrio, as culpas e as suas consequências retomam aquém lhes pertence, tudo retoma o seu lugar. Os excluídos passam ater um lugar, ou seja, são incluídos com amor e respeito na alma.
No momento em que nos alinhamos com o nosso sistema familiar nos sentiremos plenos e inteiros.
Bert Hellinger _ Ordens do amor
_________ A Cura
Rua Oiapoc, 1832 - Centro
São Miguel do Oeste (sc)
89900-000